Segurança Cidadã é destaque em Fórum sobre POLÍCIA COMUNITÁRIA no Rio Grande do Norte

Natal recebe a partir desta terça-feira (20) o “I Fórum Sobre Polícia Comunitária da Região Metropolitana”. O evento, realizado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social, será aberto hoje, terça, às 20h e segue até esta quarta-feira (21).

O primeiro palestrante será Theodomiro Dias Neto, membro do Conselho Consultivo do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e autor dos livros “Policiamento Comunitário e Controle sobre a Polícia: a experiência norte-americana” e “Segurança urbana: o modelo da nova prevenção”.

A palestra de abertura tem como tema a “Polícia Comunitária”. O evento é destinado aos integrantes das forças policiais e a comunidade.  A palestra que fechará o fórum será proferida por um coronel do Pará que coordena um programa de prevenção, tido como um dos melhores modelos na área da segurança pública, na última Conferência Nacional de Segurança Pública. O coronel Osmar Costa Júnior, Chefe do Estado-Maior Estratégico da Polícia Militar do Pará defenderá o tema "Na busca de um novo modelo para  a Segurança Pública"  .

O secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada, coronel Araújo Lima, explica que a Polícia Comunitária é uma filosofia de policiamento que ganhou força em diversos países da América do Norte e da Europa Ocidental, quando as polícias começaram a promover uma série de inovações na sua estrutura e funcionamento e na forma de lidar com o problema da criminalidade.

 A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte está reestruturando o modelo de policiamento preventivo, investindo R$ 3,8 milhões na reforma das instalações e aquisição de equipamentos e viaturas. Quatro inovações são consideradas essenciais para o desenvolvimento do policiamento comunitário. 
“A organização de prevenção do crime tendo como base a comunidade; a reorientação das atividades de policiamento para enfatizar os serviços não emergenciais e para organizar e mobilizar a comunidade para participar da prevenção do crime; a descentralização do comando de polícia por áreas; e a participação de pessoas civis, não policiais, no planejamento, execução, monitoramento e/ou avaliação das atividades de policiamento”, explicou.

Programação

Dia 20/07/10: Terça-feira
19h00 às 19h30 – Credenciamento
19h30 às 20h00 – Abertura
20h00às 21h30 – Palestra: Polícia Comunitária
Palestrante: Professor Dr. Theodomiro Dias Neto

Dia 21/07/10: Quarta-feira
08h00 – Palestra: Mobilização Comunitária da Vila de Ponta Negra
Palestrante: Maria das Neves Valentim (liderança comunitária da Vila de Ponta Negra, Natal/RN)
10h00 – Palestra: Polícia Comunitária do Estado de Pernambuco
Palestrante: Paulo Fernando Figueiredo Silva (tenente-coronel da PM/PE, comandante do Batalhão André Vidal de Negreiros)
Intervalo
14h00 – Palestra: As ações de polícia comunitária para o Rio Grande do Norte
Palestrante: Durval de Araújo Lima (tenente-coronel da PM/RN – coordenador da Coordenadoria de Programas para a cidadania)
16h00 – Palestra: Polícia Comunitária no Pará
Palestrante: Osmar Costa Júnior (Coronel da PM/PA – Coordenador de Polícia Comunitária do Estado do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente