Dossiê Belém: 783 assassinatos em 11 meses

A segurança pública na Região Metropolitana de Belém melhorou em relação ao ano anterior, segundo afirmações do comando da Polícia Militar do Pará, que relaciona a queda de ocorrências criminais ao aumento do efetivo policial e de viaturas, através do programa Rede de Proteção ao Cidadão.


No entanto, os dados apontam que, enquanto o número de roubos caiu significativamente em mais de 20% - foram mais de 50 mil roubos em 2009 e 40 mil este ano, o número de homicídios aumentou na capital. Foram 604 pessoas assassinadas em Belém em 2009 e 783 até novembro deste ano, um aumento de mais de 30%. A maior parte dos homicídios por causa não informada, que a polícia relaciona ao tráfico de drogas.

Também aumentaram os casos de assalto com refém na capital, sendo 47 em 2009 e 60 até novembro deste ano, mais de 27%. Mas, neste caso, o comando da PM define como positivo. “É a atuação da Polícia Militar que conseguiu chegar no momento do crime, antes da fuga do criminoso.

A população está atenta ao que ocorre nas ruas e chama a polícia”, justifica o comandante da PM, coronel Augusto Leitão. O militar ressalta que a intenção do bandido não era fazer ninguém refém, apenas se apoderar de bens alheios. “Na hora que ele toma alguém refém é uma vitória pro Estado. A pessoa vítima não teve a vida ceifada, fica traumatizada, mas até hoje conseguimos evitar que o refém seja morto”, enfatiza o coronel.

As estatísticas levantadas pelo Setor de Inteligência da Segurança Pública, afirma o comandante da PM, apontam a redução da criminalidade, uma demonstração de que a cada dia a situação da segurança pública vai melhorar e será muito melhor se viver e investir em Belém e na RMB como um todo.

Já o subcomandante da PM coronel Edvaldo Sarmanho atribuiu à imprensa local a potencialização da criminalidade, admitindo por sua vez, que o homicídio aumentou, mas que está ligado ao tráfico de drogas. “Poucos cidadãos de bem estão morrendo em execução”, afirmou Sarmanho.

O comandante coronel Leitão também reiterou que preocupa à PM a linha dos jornais locais, que mostram matérias com enfoque como se não fosse positivo investir na capital paraense por causa da falta de segurança pública. “Como se aqui tivessem muitos bandidos. Belém é uma metrópole com problemas de uma cidade grande”, enfatizou cel. Leitão.

http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-123122-DOSSIE+BELEM++783+ASSASSINATOS+EM+11+MESES.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente