Governador quer Ronda no Bairro e PM mais próximas da população

Coronel Gouvêa assumiu Comando Geral da PM em solenidade com participação do governador José Melo (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)Comadante-geral (centro) ao lado dos novos subcomandante (à esquerda) e chefe de Estado-Maior (à direita) (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)
O novo comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) assumiu o comando da corporação na manhã desta quinta-feira (22), em Manaus. O coronel PM Gilberto Andrade Gouvêa afirmou que terá entre desafios realizar mudanças no principal programa de segurança pública do estado – o Ronda no Bairro- e aproximar a PM da população.
A solenidade de passagem de comando ocorreu no Comando da PMAM, no bairro Petrópolis Zona Sul da capital. O coronel Gouvêa substituiu o coronel Marcos César Moreira. Já o coronel Antônio César Escóssio tomou posse no subcomando da PM. Durante a cerimônia, coronel Domingos Sávio assumiu a função de chefe do Estado-Maior.
O governador do Amazonas, José Melo (PROS), participou da solenidade e disse que pretende iniciar mudanças no Programa Ronda no Bairro, que atende toda a cidade Manaus e alguns municípios do interior do estado. "É um momento de ajuste e aprimoramento do Ronda no Bairro, que é um programa muito bom e conseguiu fechar o ciclo do sistema de segurança pública com a polícia cidadã. Porém, como tudo, precisa ser aprimorado e é isso que vamos fazer agora", avaliou.
Melo e Gouvêa não anteciparam quais mudanças pretendem executar no Programa Ronda no Bairro. "Estamos concluindo a reforma do governo, do ponto de vista estruturante, e acredito que até dia 15 de fevereiro a Assembleia do Amazonas terá aprovado e, então, as mudanças ocorrerão", justificou o governador.
A proposta do governo é reforçar o combate e prevenção ao tráfico de drogas, aliando policiamento ostensivo com iniciativas de inclusão de jovens. "O novo comandante da Polícia Militar dará um treinamento para os oficiais e soldados que atuam no Ronda no Bairro no sentido de aprimorar essa relação com o povo. Além de ampliar a cobertura do programa em Manaus e no interior", ressaltou José Melo. 
O novo comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel PM Gilberto Gouvêa, disse que a Polícia Militar passará por mudanças. "Vamos iniciar um processo de transformação para dar respostas mais precisas daquilo que a comunidade espera da PM. A premissa do governo para segurança pública é melhorar a qualidade do relacionamento da Polícia Militar com o cidadão. A filosofia de policiamento comunitário vem justamente para melhorar. As pessoas que desviarem da legislação e do nosso regulamento terão a oportunidade de se defender, mas caso seja comprovado serão punidos", enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente